7games bet

      

Nossa história

Image

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) hoje é uma autarquia municipal criada pela lei complementar 106/1998 e é responsável pelos serviços de captação, tratamento, reservação, distribuição de água potável, coleta, tratamento e neutralização de esgotos sanitários. Porém a história do Centro foi sendo construída bem ꦍantes da criação da autarquia. Veja aqui os fatos mais relevantes desta trajetória.

Em mais de 5 décadas de existência o Centro tem sua história iniciada quando o município era o gestor do Departamento M൩unicipal de Água e Energia.

Image
Image

1966 - O depart🃏amento é transformado em uma empresa de economia mista, a Companhia de Áﷺguas de Uberaba, criada na administração do prefeito Arthur de Mello Teixeira, em 07 de junho de 1966

Image
Image


1967 - A cidade contava com 8.963 ligações de água distribuídas em 22 setores de Uberaba. A produção de água era de 5 mil m🍨³ de águ💛a

Image
Image


1971 - Construção dos Centros de꧋ Reservação CR-4, CR-5 e os reservatórios em forma de castelos C4 e C5.

Image
Image


1972 - O volum🌱e de água tratada era de 20.000 m³/dia distribuídos pౠara pouco mais de 11 mil imóveis. Neste ano a produção de água aumentou em 75% com a entrada em funcionamento da segunda Estação de Tratamento de Água (ETA). A Companhia passou a tratar e distribuir 35 mil m³/dia.

Image
Image


1974 - Inauguração do Centro de Reservação 6, na Avenida Nenê Sabino, Troca das bombas para o recalque de água bruta na Estação de Captação de água no Rio Uberaba. Três bombas de 250 HPs, que funcionavam há mais de 30 anos são substituídas por out🌳ras de 400 HPs.

Image
Image


1987 - Os reservatórios semienterrados de números 2, 4 e os Rese🌺rvatórios 5 e 6, além da adutora de aço de 570mm de diâmetro são implantados.

Image
Image


1993 - O Codau aumenta ainda mais a capacidade de reservação com a construção de cinco novos reservatórios metálicos que podem arm🐎azenar 6 milhões de litros de água cada um.

Image
Image


1998 - Trinta e dois anos depois, em maio de 1998 (Lei 106/1998), a Companhia foi transformada em autarquia da Prefeitura de Uberaba com o nome de Centro Operacional de Desenvolvimento e Sanea🐲mento de Uberaba.

Image
Image


2001 - Entra em operação o primeiro poço profundo de captação tubular de água de Uberaba, localizado no Centro de Reservação 6 (CR), bairro Santa Marta com 602 metro de profundidade. O poço tem uma produção média de 60 L/s. A água do poço é armazenada no CR e distrꦺibuída para a região noroeste da cidade.

Image
Image


2003 - Para suprir a demanda de água no período mais crítico de seca, a Codau constrói neste ano, o sistema de transposição de bacia hidrográfica do Rio Claro, que pode captar até 5🐽60 litros/segundo de água e bombear para o Rio Uberaba. a transposição assegura o aumento da vazão do principal manancial de abastecimento da cidade, o Rio Uberaba.

Image
Image


2004 - A Codau inaugura o seu segܫundo Poço Tubular Profundo, localizado no Centro de Rese𒈔rvação 10 (B. Gameleira) e acrescenta mais esta contribuição ao sistema de produção de água da autarquia. Ele tem vazão média inicial de 70 Litros/s. A perfuração chegou a 579 metros de profundidade, alcançando o Aquífero Guarani. Este ano a cidade ultrapassa 100 mil ligações de água.

Image
Image


2005 - Reform🤡a da barragem de nível da Estação de Captação de água bruta no rio Uberaba. Recuperação completa da fundação, implantação de nova soleira de concreto e aumento do nível do barramento.

Image
Image


2006 - Início da construção da Estação de Tratamento de Esgoto Francisco Velludo - ETE Rio Uberaba. O projeto é composto por reatores anaeróbicos de fluxo ascendente, lagoas aeradas e um sistema de desidratação do lodo gerado na estação. A ETE Rio Uberaba foi projetada para atender uma população de 254.665 habitantes em fi🐎nal de plano, com capacidade para tratar até 745 litros de esgoto/segundo.

Image
Image


2007 - O projeto da ETE Francisco Velludo é premiado pela Agência Nacional das Águas (ANA), através do Programa de Despoluição das Bacias Hidrográficas (Prodes) como o melhor projeto do país, ao lado do municípi🐷o de Taubaté/SP, da empresa Sabesp. O reconhecimento nacional reverteu-se na premiação com o reembolso de 50% dos investimentos iniciais destinados p🐎ara esta obra.

Image
Image

2008 - Inauguração do terceiro Poço Tubular Profundo, localizado no Centro de Reservação 11 (Conj. Uberaba I). Esta unidade também passa a contribuir com o sistema de produção de água 🍒da autarquia. Sua capacidade de vazão média iꩵnicial é 50 Litros/s e a profundidade é de 402 metros, também alcançando o Aquífero Guarani.

Image
Image


2009 - Início das obras do Projeto Água Viva, desenvolvido pela prefeitura de Uberaba e Codau, com recursos do Banco Mundial, com a finalidade de melhorar e reestruturar o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana, recuperação e edu𓆏cação ambiental. No componente de esgotamento sanitário está inserida a construção de 26 km interceptores de esgotos na área  central para separação total dos esgotos das águas pluviais.

Image
Image

2010 - É inaugurado o Centro de Educação Ambiental (CEA) e o Parque das Barrigudas, na Universidade. As obras fazem parꦺte do projeto Água Viva no componente que trata da preservação e recuperação ambiental. o CEA, que depois passa a ser denominado de Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), tem espaços para atividades educacionais, a🎃nfiteatro e um parque com imensa área verde.

Image
Image


2014 - O município cria o Plaℱno Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O Plano torna-se lei e é acompanhado de documentos relativos ao diagnóstico dos serviços públicos; o prognóstico com alternativas para universalização dos serviços; os programas, projetos e ações para os eixos de água, esgoto drenagem urbana e resíduos sólidos

Image
Image


2015 - A Estação de Tratamento de Esgotos - ETE Filomena Cartafina totalmente readequada e modernizada entra em operação. A partir desta data, Uberaba conta com duas ETEs modernas♔. ETE Filomena Cartafina opera com tecnologia atrav♓és de reatores fechados e propõe maior eficiência. A vazão de efluentes é de até 100 L/s.

Image
Image


2016 - Ampliação do sistema de produção de água com as o🌟bras da terceira Estação de Tratamento de Água. A nova unidade, localizada ao lado das outras duas ETAs (B. Boa Vista), é moderna com estruturas e equipamentos de ponta. As ETAs I e II, foram construídas em 1940 e 1972, respectivamente.

Image
Image


2017 - Inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos Hugo Rodrigues da Cunha, a terceira ETE do município. Uberaba passa a contar com 98,4% de esgotos tratados. A estação foi projetada para apresentar eficiência acima de 90% de remoção de carga poluidora e tem capacidade para uma vazão máxima de efluentes de até 240 L/s. Nes🙈te sano entra em operação o sistema de automação dos Centros de Reservação com medidores de parâmetros de qualidade, vazão e pressão da água na rede de distribuição, entre outros dados.

Image
Image


2018 - Nos últimos anos a Codau modernizou o sistema de tratamento de água e aumentou sua estrutura para armazenar os produtos químicos utilizados no processo. Para esses, a capacidade de estoque chega a 200 mil litros para os coagulantes e de 50 mil litros para de solução oxidante/desinfetante para o tratamento da água. O controle de qualidade da água em todo o sistema de abastecimento chega ao patamar de excelência, seguindo padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. São realizadas coletas de amostras e ens🃏aios, diariamente, pelo laboratório da Codau, além de uma auditoria externa que valida os procedimentos e o🎉s testes. São realizadas, em média, 10 mil análises mensais.

Image
Image


2019 - Em 2019 a autarquia deve ultrapassar🐈 129 mil ligações de água na cidade. O ano é marcado pelo início das obras da Barragem Prainha, pr💫ojetada para assegurar a complementação do abastecimento público, e com a função de reter e regularizar a vazão do rio Uberaba no período de estiagem. Projetada para ocupar uma área de 98 hectares, com uma capacidade de armazenamento de 2 milhões de m³ de água, além de uma vazão de abastecimento de 1,20 m³/s.

Image
Image


2020 – O ano é marcado pela entrada em operação de dois novos Centros de Reservação – CR-12 (Vila Ozanan) e CR-13 (Valim de Melo). Cada um possui capaci🅠dade de reservação de 5,850 milhões de litros. Neste ano, o sistema de armazenamento de água conta com 12 Centros de Reservação (sendo que o reservatório 7 foi desativado há vários anos) Além das ampliação do CR-5, no bairro Abadia, com mais um reservatório 5,5 milhões de litros e outro, no mesmo tamanho, para o CR-4 (bairro Amoroso Costa). Em 2020 a Codau já contabilizava 165.376 ligações de água. A Companhia inaugurou o ‘Mirante Uberaba 200 anos/Parque Netinho 🧜Guaritá’, no bairro Univerdecidade, com 75 mil m2 de área. Obra fruto de um TAC com o MPMG.

Image
Image


2020 – O ano é marcado pela entrada em operação de dois novos Centros de Reservação – CR-12 (Vila Ozanan) e CR-13 (Vali🧜m de Melo). Cada um possui capacidade de reservação de 5,850 milhões de litros. Neste ano, o sistema de armazenamento de água conta com 12 Centros de Reservação (sendo que o reservatório 7 foi desativado há vários anos) Além das ampliação do CR-5, no bairro Abadia, com mais um reservatório 5,5 milhões de litros e outro, no mesmo tamanho, para o CR-4 (bairro Amoroso Costa). Em 2020 a Codau já contabilizava 165.376 ligações de água. A Companhia inaugurou o ‘Mirante Uberaba 200✤ anos/Parque Netinho Guaritá’, no bairro Univerdecidade, com 75 mil m2 de área. Obra fruto de um TAC com o MPMG.

Fale 115
          
Clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade. Site desenvolvido por
{esportiva bet}|{billion casino royal}|{ona bet}|{7games bet}|{esportiva bet}|{7games bet}|{vai de bet}|{estrela bet}|{7games bet}|{7games bet}|